quarta-feira, outubro 26, 2011


A SIMPLICIDADE NO NOME DE JESUS!

Mas a todos os que o receberam, àqueles que crêem no seu NOME, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus!
João 1:12.

O nome Jesus era um nome comum na época em que Cristo nasceu. Dez homens no antigo testamento receberam esse nome (Yeshua, Jesus), e no novo testamento além do Senhor mais três pessoas tinham esse nome.
Então porque Deus o Pai quis que seu filho se chamasse Jesus? Sendo que esse nome era tão comum quanto nos dias de hoje é: Maria, José, João e outros? 
A resposta é SIMPLES: Deus habita nas coisas comuns, isto é, na simplicidade; Deus preza a simplicidade, e a simplicidade retrata a "fraqueza, pequenez,  o nada.” É ali que Deus costuma habitar. Deus não se ilude ou se prende ao glamour, ao poder do dinheiro, do status, da fama, da origem, do NOME...
Deus ESTÁ NAS COISAS SIMPLES, no comum!
Como homem ele não quis nascer no palácio de Herodes, mas escolheu uma MANJEDOURA para nascer. Ele poderia escolher viver e crescer em Jerusalém, entretanto preferiu crescer em NAZARÉ! Nazaré era uma cidade da GALILÉIA; e a GALILÉIA era uma terra povoada por muitos gentios (Pessoas não israelitas). Ninguém queria morar na GALILÉIA, por que era uma terra pobre e sem TRADIÇÃO NENHUMA. Era tão desprezada que quando André e os discípulos chamaram Natanael para encontrar Jesus, o Messias, ele disse: Pode vir alguma coisa boa de NAZARÉ?
A elite religiosa da época não queria nem ouvir esse falar NAZARÉ DA GALILÉIA, por que era um lugar SIMPLES de gente trabalhadora e sofredora, que vivia na medida do trabalho pois o sustento era pouco. Era lugar de profissões SIMPLES, que abastava muito pouco a dispensa daquela gente. Jesus foi carpinteiro até os trinta anos de idade, profissão aprendida com o seu pai José. CONQUANTO DEUS ESCOLHEU NAZARÉ PARA VIVER E CRESCER! Deus gosta das coisas SIMPLES, não se encanta com o Glamour!  A simplicidade chama a atenção de Deus! 
Depois que Paulo conheceu Jesus, ele chegou numa conclusão, e disse:

Mas Deus escolheu as coisas LOUCAS desse mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas desse mundo para confundir as fortes. 
Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que ninguém se glorie perante Ele. 
1 Corintios 1:27, 28 e 29.

Portanto o poder de Deus se aperfeiçoa na "fraqueza". O Espírito Santo não é dado para quem é forte, mas para quem é fraco. Pois quando você está fraco aí é que você está forte. O poder do Espírito as aperfeiçoa na fraqueza. Deus gosta daquilo que não representa nada, para revelar o seu tudo; gosta daquilo que nenhuma aparência tem, para revelar o SEU conteúdo. Ele preza o conteúdo! 
Na casa de Jessé ele disse para Samuel:
O Senhor não vê como o homem vê; o Senhor vê o coração! 
A mensagem de Deus para Samuel foi clara, a saber:
Não olhe o porte dos filhos de Jessé, o tamanho deles e as armas deles; pois são homens de guerra. Eu não dependo do recuso o humano para fazer qualquer coisa. A glória é toda minha!

Você entende agora porque Deus te escolheu? 
Você diz: Quem sou eu? Eu não sou nada.
Você não é nada mesmo. Por esse motivo Deus te escolheu!
Isaías disse a mesma coisa, em Isaías 6, leia lá.
É você que Deus escolheu para confundir a elite desse século e o príncipe deste mundo. Pois a sabedoria do homem é loucura para Deus. Você vai parar de se surpreender com Deus, se entender isso: Deus habita e age nas coisas SIMPLES! Afinal Deus é simples! E a simplicidade é a complexidade resolvida!

Jesus, como homem, foi uma pessoa bem resolvida, não havia nenhum complexo n'Ele. 
Não tenha vergonha de sua origem, de sua família, de seus amigos, de seu nome, de sua terra...
Pois Deus escolheu você em detrimento aos poderosos exatamente por isso! Por que você não tinha nenhuma glória, e Ele, Deus, resolveu repartir a glória d’Ele com você! 
Amém!

Pr. Eder Nascimento 

Um comentário:

  1. Saudações irmão!!
    Palavra tremenda!!!
    Louvado seja o Senhor!!!
    Graça e Paz,
    Juliana

    ResponderExcluir