quinta-feira, fevereiro 10, 2011

AMOR VERBALIZADO NO CASAMENTO



Estive pensando e resolvi compartilhar com todos vocês!

Estou conscio do sentido espiritual desta carta de cantares que Salomão escreveu. Entretanto, não posso tapar os meus olhos para o sentido ambigüo, isto é, o sentido eros também da mesma. Até porque Salomão falou à uma mulher que ele amava e usou palavras de um homem que está apaixonado! Você há de concordar comigo sobre o sentido ambíguo deste livro que tipológicamente representa o amor de Cristo pela sua noiva, a igreja. Todavia num exame exaustivo, veremos um jovem galanteador que se apaixona de uma bela entre as donzelas (Cantares 2:01)! 
Esta mulher era natural da Etiópia, provavelmente negra. A Etiópia é um país africado que 95% de sua população são negros. Ela o ganhou com o seu charme e presença.
Logo Salomão diz: 

Arrebataste-me o coração, minha irmã, noiva minha; arrebataste-me o coração com um só de teus olhares, com uma só pérola do teu colar.
Cantares 4:09


As declarações de Salomão para a sulamita mostram-nos o quanto é importante o diálogo entre o casal. As declarações são de suma-importância para o equilíbrio e "saúde" matrimônial.
Apesar de ser um homem de Deus, declarou-se para àquela mulher de pele negra, que por sinal deveria ser linda! Ele, o rei, era um homem de Deus, por isso declarou-se. Mostrando que nos relacionamentos cristãos é necessário o diálogo, não porém, o diálogo em si; mas a comunicação do afeto e do carinho. Já ouvimos essa frase que diz:
As palavras doem mais do que tapas!

Todavia as palavras de elogio e as declarações de amor também saram e aguçam o sentimento que une duas pessoas! 
Salomão comparava-a com várias coisas maravilhosas:

Como és formosa, querida minha, como és formosa!
Os teus olhos são como os das pombas e brilham através do véu.
Os teus cabelos são como o rebanho de cabras que descem ondeantes do monte gileade.
...os teus lábios são como o fio da escarlata, e tua boca é formosa; ...
Leiam o capítulo 4:1 ao 5

Por que não se declarar como nos tempos de namoro, apesar de que, conheço casos que nem no namoro as moças recebem elogios de seus pretendentes. Casam-se porque? Porque nós os pastores temos "vergonha" de falar sobre sexo nos púlpitos? Ou é porque não achamos necessário falar? "Vergonha" porque? Se foi Deus que instituiu a família e o sexo?!
Como pastor tenho atendido casos assim.
Ora, ame sua mulher! Deseje-a profundamente respeitando-a sobremodo.
Diga a ela: Você linda, e que de todas as mulheres é a que você escolheu para coabitar-se e viver pra "sempre"!
Diga o quanto ela é especial! Fale, diga, verbalize as suas qualidades. Ressalte seus cabelos, seus olhos, sua mão...verbalize! Esquente sua relaçã, e lá do céu Deus vai aplaudir você!
Beije-a amando-a do recôndito da sua alma dê de si o melhor! Deixe-a apaixonada por ti como nos tempos de mocidade e de solteiros!
Cantares capítulo 1

Pr. Eder Balieiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário