terça-feira, fevereiro 15, 2011

Lições da hermenêutica com o Pr. Eder Balieiro!
Mensagens que se repetem!

O que você acha de mensagens repetidas?  
Realmente nós os pregadores podemos repeti-las?
Digo nós, pois estou inserido nesse contexto de pregadores.
Por que não repetir?
A mensagem não vem de Deus? Se vem de Deus porque não pregá-la de novo para outras pessoas, se a mensagem de Deus é universal e singular!
Mas digo a mensagem que Deus deu para você; não a que Deus deu para seu companheiro! 
Entretanto precisamos entender uma revelação que aprendemos com a hermenêutica. É a lição de que existem variados tipos de mensagens. Inserida dentro no contexto dessa lição que a hermenêutica nos ensina há uma que chamamos de mensagem universal. A mensagem universal atinge todos, em qualquer lugar do mundo e em qualquer tempo e época. Porque não repetir essa mensagem?!
Em detrimento à mensagem universal temos a mensagem contextual. É uma mensagem prática e redundantemente postada de ética contextual, que aplicamos num contexto vivido por uma nação, povo, etnia e assim sucessivamente,,,
Um exemplo clássico na bíblia é o que Paulo, um profundo hermeneuta, se não o mais profundo da teologia exegética, escreveu na primeira carta aos corintios sobre o cabelo das mulheres da igreja instalada na cidade. O "problema" do cabelo foi um problema de Corinto; não de Colosso, Éfeso ou Felipos por isso ensina somente a igreja na cidade de Corinto. O problema do "cabelo" não poderia ser ensinado no contexto de outra cidade ou país que não tinha os problemas "das prostitutas". Assim como não se pode pregar que homem não pode usar saia na Escócia  se não quiser ser rejeitado logo de cara, como Pedro o foi na região da Galácia (Gálatas Capítulo 2).  Essa é a mensagem contextual!
Para por um ponto final nessa breve reflexão uso uma frase do Rev. Pr. Dr. Billy Graham:
Uma de minhas mensagens só ficou boa para se alcançar amplamente a quem desejo (almas) depois que a preguei 60 vezes!

Em breve voltarei com mais Lições da hermenêutica
Um abraço pra todos vocês 

Pr. Eder Balieiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário